Muuzik O melhor portal de música da internet

Muuzik Blog


Pesquise no site



Estatísticas


Top Artistas






Comprar CDs desse artistaComprar CDs desse artista

Renato Russo

CDs, DVDs, Tickets para Shows, Posters


COMENTÁRIOS

dany...
adoro todas as músicas que ele fazia...
a opinião,dele era muito legal tambem


Anonimo
eu amo o renato e se ele fosse vivo eu casaria com ele ok


Seu apelido
simplismente maravilhoso..


mery
r russo, entendia os jovens, as pessoas como se ele soubesse oq dizer e onde ajudar na vida de cada um, pq é isso q suas letras faz; elas ajudam, e ele se tornou assim, meu melhor amigo, o amigo de todos. força sempre!


Maria Cristina Gonçalves de Assis Pini
Renato Russo, nome artístico de Renato Manfredini Júnior, (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 — Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996) foi um cantor, compositor e músico brasileiro, membro da banda Legião Urbana.É considerado um dos grandes compositores do rock brasileiro, tendo já gravado ao lado de vários grandes nomes da música brasileira. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), a qual perdurou somente por quatro anos, devido às constantes brigas que haviam entre ele e o baterista Fê Lemos. Renato herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira, nessa mesma época assumiu para a sua mãe que era homossexual.
Alguns anos mais tarde, em 1982, integrou a banda Legião Urbana. Nesta nova banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte, em 11 de outubro de 1996.
Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro e 14 Bis. Assim como Cazuza, Renato Russo faleceu em razão da Aids (era soropositivo desde 1990), mas jamais revelou publicamente sua doença.
Renato Russo, antes de virar um símbolo do rock da década de 80, foi professor de inglês, tendo aprendido o idioma quando morou em Nova Iorque, dos sete aos dez anos. Aos treze anos, mudou-se para Brasília. Dos quinze aos dezessete anos, conviveu com uma rara doença óssea, a epifisiólise, que o manteve preso à cama e à cadeira de rodas. Nesta época, lia bastante e ouvia muita música, fatores estes que trouxeram o sonho e a vontade de montar uma banda de rock.
O "Russo" que adotou como sobrenome artístico foi a forma que Renato encontrou de homenagear Jean-Jacques Rousseau e Bertrand Russell, personalidades que admirava muito.
Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado de Felipe Lemos e André Pretorius. Não durou muito, terminando por brigas entre Felipe e Renato. O Aborto foi a semente que deu origem à Legião Urbana, ao Plebe Rude e ao Capital Inicial, liderado por Dinho Ouro-Preto.
Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico à frente da Banda Legião Urbana, sendo compositor de praticamente todas as letras. Foi na Legião Urbana que Renato passou a ser reconhecido como um dos maiores poetas do rock brasileiro, ele próprio temia a relação que foi criada com os fãs, alguns tinham verdadeira adoração pela sua figura. Os fãs Faziam trocadilhos com o nome da banda, "Religião Urbana"/Legião Urbana, Renato desprezava essa troca. A banda se desfez com a morte do músico (onze dias após sua morte, Dado e Bonfá decidiram parar a banda). Durante todo o tempo na Legião, estima-se que a banda tenha vendido cerca de 15 milhões de discos no país, além de continuar vendendo até hoje, há mais de uma década após sua morte.
Durante sua carreira teve quatro livros publicados e, após sua morte, três livros foram lançados sobre ele, sendo um deles "Conversações com Renato Russo", que contém trechos de entrevistas mostrando o seu ponto de vista sobre o rock, a homossexualidade (incluindo a sua própria), o mundo, as drogas e a política. Do ponto de vista da análise técnica, isto é, da crítica literária (acadêmica), dois livros importantes foram lançados sobre as letras de Russo: "Depois do Fim", de Angélica Castilho e Erica Schlude (ambas da UERJ), e, principalmente, "Poesia em Renato Russo - análise e interpretação", de Eziel Percino (bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Literatura Brasileira, bacharel em Teologia pelo STBI). Vale ser citado como bibliografia referencial os livros "O Trovador Solitário" e "BRock - O rock brasileiro nos anos oitenta", ambos de Arthur Dapieve.


CRISTIANE
SEMPRE GOSTEI DE RENATO RUSSO TODAS AS MUSICAS SÃO MARAVILHOSASA, VOZ DELE ENTÃO NEM SE FALA ELE ERA TUDO DE BOM E CONTINUARÁ SENDO AINDA MAS AGORA QUE UMA PESSOA QUE CONHECI ME MANDOU PELO MSN O LINK PRÁ EU VER A MUSICA "GIZ".MAS APAIXONADA EU FIQUEI.ELE CONTINUARÁ SENDO O NOSSO O GRANDE RENATO RUSSO.


janaina
acredito q uma das pessoas + inteligentes q já passou por ak...sabia exatamente os conflitos q acontece com a juventude brasileira e relatou mt disso em suas musicas
--->era um grande kra


ANJINHO
CARA..ELE ERA FANTASTICO(PRA MIM AINDA É)UM REBELDE,UM LOUCO E UM POETA...DIZIA O Q PENSAVA.. "QUANDO MORRER QUERO CONHECER O RENATO RUSSO"


ANJINHO
CARA..ELE ERA FANTASTICO(PRA MIM AINDA É)UM REBELDE,UM LOUCO E UM POETA...DIZIA O Q PENSAVA.. "QUANDO MORRER QUERO CONHECER O RENATO RUSSO"


taty
gostaria de saber sobre a musica de metal contra as nuvens.o que significa


Seu apelido
renato russo morreu.pq ninguem ne chamou p velar o corpo dele


CONTRIBUA CONOSCO

Conte aqui um pouco da história desse(a) artista, descreva acontecimentos ou histórias sobre ele(a) que você conheça.

Nome


E-mail


Comentários


Todas as letras

Renato Russo